NOSSA HISTÓRIA, NOSSO PATRIMÔNIO

Sonatas de outono no coração mineiro

Cidades do interior guardam tesouros sonoros, os órgãos do século 18, que acompanham cerimônias religiosas e dão um toque magistral a belíssimos concertos

Publicidade

O tempo de quaresma e semana santa, iluminado pelas cores do outono, parece expor da melhor forma possível, com arte e beleza, a alma de Minas. No cenário das cidades de passado colonial, se destaca a magnífica arquitetura das igrejas, onde músicas barrocas apresentadas por orquestras e corais “ganham” o coração de moradores e visitantes, ainda mais quando embaladas por órgãos musicais centenários.

As turísticas Tiradentes e Diamantina se orgulham dos instrumentos cheios de história e também da realização de concertos. Na primeira, na Região do Campo das Vertentes, os olhos se encantam com o órgão de tubos com cinco metros de altura e caixa em estilo rococó presente na Matriz Santo Antônio. Foi comprado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1785, na cidade do Porto, em Portugal, sob o reinado de dona Maria I e transportado em 1788 para o Rio de Janeiro. De lá, veio em lombo de mulas, transpondo montanhas, para a Vila de São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes.

Na sexta-feira (29), na Matriz Santo Antônio, há programa especial: Concerto de órgão e Show de luzes com roteiro narrado (voz gravada do ator Paulo Goulart). A apresentação será das musicistas Salomé Viegas (flautista), e Maria Amélia Viegas (pianista, cravista e organista). Fora do tempo da quaresma, há concertos às sextas e sábados, às 20h, com apresentação da Banda Ramalho.

Já em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o encantamento está a cargo do órgão construído entre 1782 e 1787 pelo padre Manoel de Almeida e Silva. Mais antigo instrumento desse tipo integralmente feito no Brasil, ele completou, em 2024, uma década de “volta à vida”, restauro, por ter ficado mais de 70 anos emudecido. Desde sua reinauguração, o órgão pertencente à Venerável Ordem Terceira do Carmo integra a vida religiosa e cultural da cidade em missas, novenas, concertos e visitas guiadas, tendo como organista titular o diamantinense Evandro Archanjo. O célebre Lobo de Mesquita (1746-1805) foi o primeiro organista, função que exerceu até 1794.

Órgão de tubos com 5 metros de altura da Matriz Santo Antônio, em Tiradentes, onde haverá concerto no próximo sábado
Órgão de tubos com 5 metros de altura da Matriz Santo Antônio, em Tiradentes, onde haverá concerto no próximo sábado CÉSAR REIS/DIVULGAÇÃO

À espera

A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Sé de Mariana, guarda, desde 1753, o órgão alemão Arp Schnitger, do início do século 18 e hoje o único fora da Europa. Parte dessa “joia rara” foi enviada à Espanha, para reparos nos someiros, caixas que armazenam e distribuem, para os tubos, o ar produzido pelos foles do órgão musical.

Mudo há quase dez anos, o instrumento deverá voltar a funcionar em dezembro. O reitor e pároco da Sé de Mariana, padre Geraldo Dias Buziani, e a organista Josinéia Godinho dizem “Amém” e aguardam a chegada das peças feitas em carvalho, entre 1700 e 1710, em Hamburgo, Norte da Alemanha.

Para ver e ouvir

1) Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes
• Dia 29 de março, às 20h – Concerto de órgão e Show de luzes com roteiro narrado, na Matriz Santo Antônio. Fora da quaresma, há apresentações às sextas e sábados.  

2) Diamantina, no Vale do Jequitinhonha
• Dia 21 de abril, às 9h – Concerto do Órgão Histórico Almeida e Silva/Lobo de Mesquita, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico.

Casa da Cultura em Cachoeira do Campo
Casa da Cultura em Cachoeira do Campo ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS

De volta à vida comunitária...

Um dos primeiros distritos de Ouro Preto, Cachoeira do Campo tem vida nova – e fica na Praça Filipe dos Santos, bem perto da tricentenária Matriz Nossa Senhora de Nazaré. Após anos de espera, a comunidade tem à disposição a Casa da Cultura, que ocupa o antigo Solar Pedrosa. Ele abriga memorial com a história local e exposição de objetos alusivos a fatos importantes ocorridos em Cachoeira do Campo, entre eles a Revolta de Filipe dos Santos ou Sedição de Vila Rica (1720) e Guerra dos Emboabas (1707-1709).

Entrega à comunidade do sobrado restaurado e requalificado estava prometida para as comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas
Entrega à comunidade do sobrado restaurado e requalificado estava prometida para as comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação – 21/7/2020


...após anos de "escoramento"

A entrega à comunidade do sobrado restaurado e requalificado estava prometida para as comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas, em 2020, mas o serviço ficou em compasso de espera. Por sucessivas vezes, o EM denunciou a situação e cobrou das autoridades o término da obra. Dava tristeza ver o Casarão Pedrosa escorado, vazio, sem serventia. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, que desapropriou o imóvel, houve troca do telhado, refeitas a estrutura hidráulica e a parte elétrica, além de instalação de equipamentos de acessibilidade. A característica arquitetônica foi preservada, a exemplo das esquadrias, forro, piso e janelas.

Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Piranga
Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Piranga REPRODUÇÃO

Parede da memória

As belas lembranças permanecem na cabeça dos antigos moradores, e o retrato do passado, em livros e quadros na parede. Às novas gerações, resta pesquisar, ouvir e preservar os monumentos – e entender mais sobre sua história. Minas já perdeu muitas das suas construções coloniais, entre elas a Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, na Zona da Mata. A imponente matriz dedicada à padroeira local foi demolida em 1966, para construção, no lugar, de uma em estilo moderno. Fica aqui o registro para que novas agressões não ocorram e que a conservação esteja na ordem do dia para se evitarem futuros danos ao patrimônio cultural do país.

Frei Evaldo Xavier Gomes
Frei Evaldo Xavier Gomes ARQUIVO PESSOAL

Mineiro em SP

Belo-horizontino com raízes em Ouro Preto, o frei Evaldo Xavier Gomes, da Ordem dos Carmelitas, foi empossado, no sábado (22), membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), em cadeira cujo patrono é o Visconde de Taunay (1843-1899). Na solenidade, o religioso conhecido em BH pela atuação na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul de BH, foi saudado pelo professor Luiz Eduardo Pesce de Arruda. Fundado em 1894, o IHGSP fica no Centro Histórico da capital paulista. Atualmente, frei Evaldo é interventor, nomeado pela Santa Sé, no tradicional Mosteiro de São Bento (SP), fundado em 1598.

 Casa da Glória, um dos monumentos arquitetônicos mais famosos de Diamantina
Casa da Glória, um dos monumentos arquitetônicos mais famosos de Diamantina UFMG/DIVULGAÇÃO

Casa da Glória

“Passos de uma casa” é o nome do documentário produzido pela TV UFMG, com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, sobre a Casa da Glória, um dos monumentos arquitetônicos mais famosos de Diamantina. A estreia será em 4 de abril, às 18h, no Teatro Santa Isabel, no Centro Histórico da cidade do Vale do Jequitinhonha. Com duração de 18 minutos, o filme conta a história desse patrimônio cultural da cidade que foi o maior centro de extração de diamantes no mundo no século 18. Abrigando desde 1979 o Instituto de Geologia Eschwege, administrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o imóvel com estrutura em madeira, que tem o nome de sua primeira moradora, está fechado para obras desde 2020, sem data para reabertura. Direção e montagem de Olívia Resende, que também fez roteiro e pesquisa com Ana Fatorelli.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Curso gratuito 

Estão abertas as inscrições para o curso Bibliotecas: memória do mundo. Totalmente gratuito e 100% online, ele é promovido pelo governo de Minas, via Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual e Cemig. A inscrição pode ser feita no site oficial.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay