Deslizamento de barranco isola moradores no Aglomerado da Serra, em BH
Porção de terra cedeu durante a madrugada desta terça-feira (25/3) em razão de um vazamento do sistema de água. O caso aconteceu na Região Centro-Sul de BH
compartilhe
Siga noUm deslizamento de barranco assustou moradores da Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na madrugada desta terça-feira (25/3), uma porção de terra atingiu o acesso a residências, deixando moradores isolados.
A Defesa Civil de Belo Horizonte foi acionada às 3h04 para atendimento da ocorrência. O deslizamento da encosta aconteceu em um terreno vago, localizado na Rua Chaparral, e a causa provável foi um vazamento de água da Copasa.
Leia Mais
Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma escada de acesso a duas residências foi atingida e cedeu, deixando moradores sem ter como sair ou entrar de suas casas. Quatro moradores foram afetados e encaminhados à casa de familiares. O órgão ofereceu ajuda humanitária aos moradores, mas eles recusaram auxílio.
Uma das casas atingidas foi a de Marcelo Barbosa, motorista de aplicativo de 38 anos. Ao Estado de Minas, ele contou que o barulho assustou os moradores da casa.
“Aconteceu eram 3 horas da manhã, a gente estava dormindo. Foram uns três barulhos que ouvimos. Na segunda vez, tive que ir ver o que estava acontecendo, fiquei preocupado”, relatou. A casa do motorista foi atingida na área da cozinha, onde uma porta de acesso foi atingida pelos fundos, já na Rua da Passagem.
Ele contou que não sabia do vazamento de água. Segundo ele, os vizinhos notaram o vazamento há uns cinco dias, mas a Copasa ainda não tinha ido resolver o problema: "Eles [equipe da Copasa] vieram cedinho porque a Defesa Civil pediu, né? Agora não tem nada vazando".
“Minha família mora aqui há mais de 40 anos, esse tipo de coisa nunca aconteceu com a gente”, relatou à reportagem. Ele e a família saíram de casa de madrugada por medo de um desabamento, mas a Defesa Civil assegurou que não há riscos e eles já voltaram para a residência.
A situação é diferente para o aposentado Mauro Lúcio dos Santos. Ele teve a casa atingida e está impossibilitado de sair. Mauro Lúcio só consegue chegar à rua com passagem por uma janela de uma casa vizinha, usando uma escada de metal improvisada e com autorização dos vizinhos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em nota, a Copasa informou que equipes estão mobilizadas para identificar o que causou o deslizamento de terra. "A Copasa esclarece que será necessário realizar uma perícia no local para identificar o que provocou a ocorrência", afirmou.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para atendimento, mas, ao chegar ao local, já encontrou os moradores em segurança e fora das casas.
No final da tarde desta terça, a Copasa informou que “o deslizamento não tem relação com os sistemas operados pela Companhia".
Ao ser informada do resultado da apuração da Copasa no final da tarde desta terça, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) informou que uma equipe vai ao local para verificar a situação. Antes do resultado da perícia, a empresa esteve na área do deslizamento para vistoriar as moradias e prestar atendimento social às famílias. De acordo com a Prefeitura da capital mineira, uma lona será colocada no local afetada pelo deslizamento nesta quarta-feira (26/3).