PBH recebe novas doses e retoma vacinação contra a dengue
Imunizante será aplicado em crianças de 6 a 14 anos que já tenham começado o esquema vacinal ou não. Doses estão disponíveis em 18 postos de saúde, veja lista
compartilhe
Siga noA aplicação de doses da vacina contra a dengue será retomada em Belo Horizonte nesta sexta-feira (11/4). Crianças de 6 a 14 anos poderão receber a primeira dose do imunizante ou completar o esquema vacinal. O município recebeu cerca de 1,8 mil doses da Qdenga.
A vacina estará disponível em 18 centros de saúde da capital, dois em cada regional. Os endereços poderão ser verificados abaixo ou no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
De acordo com a administração municipal, as doses recebidas irão repor os estoques das unidades que estavam desabastecidas.
Leia Mais
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas dos pais, mães ou responsável legal. Além disso, devem ser apresentados os seguintes documentos: carteira de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e caderneta de vacinação.
Para quem teve diagnóstico recente de dengue a orientação é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Cenário da dengue em Minas
Nesta quinta-feira (10/4), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou cinco mortes em decorrência da dengue em 24 horas. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, até o início desta tarde 37 pessoas haviam perdido a vida para a doença. Além disso, outros 78 óbitos estão em investigação para confirmação da relação com a infecção. Em relação às contaminações, o estado já registrou 43.506 casos confirmados.
A maior parte dos óbitos foram registrados de pacientes mulheres de 70 a 79 anos, o que corresponde a 13,51%. No entanto, na mesma faixa etária o percentual de homens que morreram em decorrência da dengue é de 5,41%.
Ainda segundo o monitoramento da SES-MG, 75,68% das pessoas que perderam a vida para a arboviroses possuem algum tipo de comorbidade. Desse total, a maior presença é de pacientes com quadro de hipertensão, em seguida estão casos de diabetes e doença renal.
O infectologista Leandro Curi, que integra a equipe do Hospital Semper, acredita que perdemos a guerra contra o vetor transmissor da dengue. Porém, o especialista defende que a prevenção mais eficaz é a vacina. “Minha expectativa é que enquanto ela [vacina contra a dengue] ainda não é produzida em nosso país, que seja possível comprar mais doses para ampliar a proteção e estendê-la para outras faixas etárias”, destaca.
Na capital, os números estão bem abaixo do registrado na mesma época de 2024. Até a última sexta-feira (4/4), conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, 509 infecções haviam sido confirmadas e nenhuma morte foi registrada. Em comparação aos dados da primeira semana de abril de 2024, quando 25.633 pessoas já haviam se infectado, houve uma queda de 98%.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Confira os postos de saúde onde há doses da vacina contra dengue:
- Centro de Saúde Carlos Renato Dias - Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro
- Centro de Saúde Mangueiras - Rua Chafariz, 4 - Petrópolis
- Centro de Saúde Carlos Chagas - Av. Francisco Sales, 1.715 - Santa Efigênia
- Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima - Rua Corinto, 450 - Serra
- Centro de Saúde Marco Antônio Menezes - Rua Petrolina, 869/871 - Horto
- Centro de Saúde Vera Cruz - Praça Padre Léo Verheyen (antiga Praça Pedro Lessa), 36 - Vera Cruz
- Centro de Saúde Fábio Correa Lima (antigo São Gabriel) - Rua Ilha de Malta, 353 - São Gabriel
- Centro de Saúde Vila Maria - Avenida dos Sociais, 305 - Jardim Vitória
- Centro de Saúde Bom Jesus - Rua Bernardo Cisneiros, 559 - Bom Jesus
- Centro de Saúde Dom Cabral - Praça da Comunidade, 50 - Dom Cabral
- Centro de Saúde Aarão Reis - Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis
- Centro de Saúde Campo Alegre - Rua Beija Flor, 370 - Planalto
- Centro de Saúde Betânia - Rua Canoas, 678 - Betânia
- Centro de Saúde São Jorge - Rua Oscar Trompowsky, 1.698 - Nova Granada
- Centro de Saúde São Francisco - Rua Viana do Castelo, 485 - São Francisco
- Centro de Saúde Padre Tiago - Av. João XXIII, 1.233 - São José
- Centro de Saúde Paraúna - Rua João Ferreira da Silva, 248 - Mantiqueira
- Centro de Saúde Santa Mônica - Rua dos Zapotecas, 98 - Santa Mônica