PM deixa de atender solicitações de app Salve Maria, em Uberlândia
A decisão de encerrar convênio de aplicativo se basearia na necessidade de garantir atendimento alinhado às normas internas, diz PM
compartilhe
Siga noA Polícia Militar deixou de atender às solicitações, inclusive de emergência, do aplicativo Salve Maria, criado pela Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O software tem como objetivo atender a solicitações de casos de violência contra a mulher. A decisão, segundo o Município, foi unilateral por parte da corporação.
Em comunicado feito pela prefeitura é informado que nem mesmo as solicitações realizadas pelo Botão do Pânico são atendidas pela PM de Minas Gerais. A decisão "de encerrar a operação por meio de convênio com o Município, segundo o ofício do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), se basearia 'na necessidade de garantir um processo de atendimento alinhado às normas e procedimentos internos' da PM", diz o informe municipal.
Leia Mais
A prefeitura ainda disse tenta reverter a situação oficiando o comando da PM mineira, com cópia ao Governo de Minas, solicitando que reconsiderem a decisão e voltem a atender dentro da parceria que foi firmada em 2019.
O Salve Maria foi criado pela Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub) e baixado por mais de 13 mil mulheres e usado mais de mil vezes para pedido de averiguação e salvamento emergencial, segundo dados da prefeitura.
- BH: vítimas de suposto envenenamento continuam internadas em estado grave
- Criança de sete anos morre após picada de escorpião em Minas
- MG: homem entra em igreja pedindo donativos e rouba duas idosas
Por meio de nota, a Polícia Militar de Minas Gerais informou que o aplicativo tem atuação restrita ao município de Uberlândia, mas que o meio oficial de acionamento da polícia "autorizado pelo Estado de Minas Gerais, é o tridígito 190. Esse canal tem como objetivo universalizar o atendimento de urgência e emergência, permitindo uma coordenação, controle e gestão mais eficientes por parte do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar)".
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A corporação ainda salienta que, em março de 2025, foi implementado em todo o estado o App Cidadão, aplicativo oficial do Governo do Estado, como mais uma alternativa para a solicitação de serviços emergenciais.