Halloween: como assim as bruxas estão à solta? -  (crédito: Wemystic)

Halloween: como assim as bruxas estão à solta?

crédito: Wemystic
Os celtas acreditavam que todos os pedidos realizados à meia noite do dia 31 de outubro tinham mais chances de serem realizados. Saiba mais sobre a magia do Halloween!

Você sabe o que é o Halloween?

O Halloween é uma festa que se comemora a dia 31 de outubro e antecede a celebração do Dia de Todos os Santos. Grande parte dos países ocidentais comemoram a data, mas esta tem mais representação nos Estados Unidos da América, país que teve a primeira celebração da data no século XIX através dos imigrantes irlandeses. A história do Halloween tem mais de 2500 anos e surgiu porque o povo celta acreditava que no último dia de verão – 31 de outubro – os espíritos abandonavam os cemitérios em busca de corpos vivos que pudessem possuir. Assim, para afastar esses espíritos, os celtas colocavam nas suas habitações alguns objetos assustadores, como caveiras e abóboras decoradas. Mas, como esta é uma festa pagã, foi proibida a sua realização na Europa da Idade Média e aqueles que comemoravam o então Dia das Bruxas eram perseguidos e condenados pela Inquisição. Como forma de diminuir as influências pagãs, a Igreja acabou por cristianizar a celebração, com a criação do Dia dos Finados, a 2 de Outubro.

Tradições e simbolismos

Esta é uma festa que está relacionada com a morte e, por isso mesmo, vai buscar elementos e objetos que assustem. Os símbolos mais comuns desta festa são as bruxas, os fantasmas, as caveiras, os monstros e os zumbis. As próprias crianças participam nesta festa, fantasiando-se, com a ajuda de seus pais, com trajes assustadores. Em seguida, vão de porta em porta pedindo doces e acabam a noite de 31 de outubro com um saco cheio de guloseimas.

O Brasil e o Halloween

A comemoração desta festa no Brasil é algo bastante recente e chegou ao nosso país graças a influência da televisão e da cultura norte-americana. Também os cursos de inglês criam mais dinâmica no país a este nível porque é uma forma de os alunos experienciarem mais de perto a cultura lá da terra do Tio Sam. Apesar de ser cada vez mais apreciada entre os jovens, a comemoração do Halloween no Brasil não é consensual. Muitas pessoas acham que este dia nada tem a ver com a cultura brasileira e, por isso mesmo, não deveria ser comemorado. Por outro lado, a celebração desta festa tem tido também duras críticas por parte de religiosos cristãos que insistem que esta celebração não incute ideias cristãs nas crianças e nos jovens. Veja também: