XENOFOBIA

Vídeo: 'Sua porca, vá para sua terra', diz mulher a brasileira em Portugal

A presença maciça de brasileiros em Portugal tem causado incômodo a alguns portugueses, que se sentem a ameaçados e não escondem a xenofobia

Publicidade

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma mulher portuguesa agredindo, verbalmente, uma brasileira. Ela chama a vítima de “porca” e a manda voltar para a terra dela, pois não deveria estar em Portugal. A agressora ainda se define como uma “portuguesa de raça”.

A brasileira, de 35 anos, tem cidadania italiana e mora na Europa há sete anos. A agressão ocorreu no Aeroporto do Porto na manhã desta segunda-feira (6/11). Tudo começou quando a mala da mulher que acompanhava a agressora caiu no pé da brasileira, que disse ter se machucado. A partir disso, a portuguesa passou a ofendê-la.

A brasileira diz a portuguesa que divulgaria o vídeo com as agressões, e a mulher rebate que não tem medo. Batendo no rosto, afirma: “Mostra essa cara”. Ao tentar partir para cima da brasileira, a agressora é contida por outra mulher que a acompanhava.

       Leia também: Dia da Consciência Negra é feriado oficial em 20 de novembro?

A presença maciça de brasileiros em Portugal tem causado um certo incômodo a alguns portugueses, que se sentem a ameaçados e não escondem a xenofobia. Os dados mais recentes apontam que a comunidade brasileira em situação regular passa de 400 mil pessoas. Outras 150 mil esperam pela documentação.

Além de ocuparem vagas no mercado de trabalho que os portugueses se recusam a aceitar, os brasileiros têm sido fundamentais para mudar a curva demográfica de Portugal. Até 2018, a população do país vinha caindo. Do ano seguinte em diante, com o fluxo maior de brasileiros em território luso, a curva se inverteu e a população voltou a crescer.

Tópicos relacionados:

brasileira mundo portugal xenofobia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay