A polícia do Peru desarticulou, nesta quinta-feira (28), uma rede de tráfico de mulheres, com a captura de 22 membros de uma facção do Trem de Aragua, organização criminosa de origem venezuelana que espalha o terror por países sul-americanos com assassinatos e extorsões, segundo autoridades.

A ofensiva contra aquela que é considerada a gangue mais perigosa com atuação no Peru ocorreu em diversas regiões do país. “A operação permitiu a captura de 22 pessoas, entre elas cidadãos venezuelanos, e o resgate de 60 mulheres vítimas de exploração sexual, de nacionalidades colombiana, venezuelana e peruana”, informou o Ministério do Interior.

Segundo as autoridades, a ação policial permitiu o desmantelamento de uma facção do Trem de Aragua conhecida como Los Hijos de Dios (Os filhos de Deus), que atua no país desde 2021. Seus integrantes “estão envolvidos em casos de extorsão, homicídio e tráfico de pessoas, na modalidade de exploração sexual”.

As mulheres chegaram ao Peru após promessas de trabalho estável em restaurantes ou casas noturnas, mas foram forçadas a se prostituir. “Se descumprissem as regras da organização criminosa, as vítimas eram isoladas, agredidas e, em alguns casos, executadas pelos investigados”, informou o Ministério Público na rede social X.

A organização foi formada em 2014, no estado venezuelano de Aragua, e se espalhou por oito países sul-americanos, entre eles Colômbia, Peru e Chile, segundo relatórios de inteligência. Entre suas atividades estão tráfico de pessoas, assassinatos, sequestros, roubos, narcotráfico e extorsão.

cm/ljc/dga/lb/mvv