O papa Francisco declarou nesta segunda-feira (15) estar "profundamente triste" com o deslizamento de terra que matou 36 pessoas e feriu outras 20 em uma comunidade indígena do noroeste da Colômbia na sexta-feira.

"O Santo Padre, profundamente entristecido ao tomar conhecimento do desastre natural que atingiu a região de Chocó, e que causou muitas vítimas e danos materiais e oferece seus fervorosos votos pelo descanso eterno dos mortos", afirma um telegrama da Santa Sé.

Francisco "suplica ao senhor que conceda consolo aos enlutados e a todos que sofrem nestes momentos de dor e incerteza", acrescenta o texto enviado em nome do pontífice por seu secretário de Estado, Pietro Parolin, ao arcebispo de Bogotá, Mario de Jesús Álvarez Gómez.

O papa argentino também orou por "todos os que estão comprometidos com a busca dos desaparecidos".

Mais de 200 pessoas entre bombeiros, socorristas, militares e indígenas trabalhavam contra o tempo para encontrar pessoas desaparecidas após o deslizamento de terra ocorrido na tarde de sexta-feira.

Imagens em redes sociais e canais de televisão mostram o momento em que um pedaço gigante de montanha se desprende e soterra uma fila de automóveis, enquanto pessoas gritam. 

Cerca de 50 pessoas conseguiram se refugiar em uma casa, mas outro deslizamento as atingiu, explicou o presidente colombiano Gustavo Petro, que declarou desastre natural.

bur-meb/zm/jc/aa