Centenas de pessoas, principalmente venezuelanas, partiram neste sábado(20) a pé de Honduras para Guatemala, na primeira caravana de migrantes em 2024 que busca chegar aos Estados Unidos a partir do país centro-americano, informaram as autoridades.

"O movimento é de 500 a 600 pessoas aproximadamente, a maioria são venezuelanos", informou à AFP Alejandra Mena, porta-voz do Instituto Guatemalteco de Migração.

Segundo a imprensa local, a caravana partiu de um terminal de ônibus em São Pedro Sula, onde se concentraram na véspera. Dessa cidade do norte de Honduras, os migrantes, entre eles mulheres e crianças, se dirigem a Corinto, localidade fronteiriça com a Guatemala.

"É um fluxo migratório misto formado por migantes de diferentes nacionalidades", escreveu no X, antigo Twitter, Allan Alvarenga, diretor executivo do Instituto Nacional de Migração de Honduras.

Desde 2018, migrantes hondurenhos formam caravanas de milhares de pessoas para tentar cruzar Guatemala e México rumo aos Estados Unidos. 

A estos grupos costumam se unir outros migrantes, principalmente venezuelanos, que chegam da América do Sul com o chamado "sonho americano". 

Alguns cruzaram a perigosa selva panamenha de Darién, na fronteira com a Colômbia, uma rota pela qual passaram em 2023 mais de meio milhão de migrantes, fugindo da pobreza, violência e falta de oportunidades em seus países.

No entanto, nas últimas vezes que tentaram entrar na Guatemala foram reprimidos pela polícia.

"Parti cinco vezes porque não há emprego, tenho que tentar a vida lá", disse o hondurenho Wilfredo Bonilla ao canal Televicentro.

"Vamos chegar todos juntos como família, vamos chegar bem", respondeu outro dos migrantes, identificado como Rafael.

bur-jjr/gm/jc