Um professor de uma escola do estado americano do Oregon encontrou parte da porta de um avião Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines que se soltou no meio do voo, informou a Autoridade de Segurança de Transporte dos Estados Unidos.

A descoberta da peça pode ajudar a esclarecer o que aconteceu. O incidente não causou feridos em estado grave, mas obrigou companhias aéreas e organizações de segurança do setor em todo o mundo a deixar em terra algumas versões desses aviões, à espera de inspeções.

O chefe do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) disse no domingo (7) que um professor encontrou o painel da porta no quintal de sua casa em Portland, Oregon, no oeste dos Estados Unidos. 

Na sexta-feira (5), o voo 1282 da Alaska Airlines decolou do aeroporto de Portland e, pouco depois, a tripulação relatou um "problema de pressurização", de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). 

O avião voltou rapidamente para Portland. Imagens publicadas nas redes sociais mostraram um enorme buraco, onde o painel lateral havia estourado, com máscaras de oxigênio de emergência caindo do teto. 

"Tenho o prazer de anunciar que encontramos o batente da porta", disse a presidente do NTSB, Jennifer Homendy, em entrevista coletiva. 

Um batente de porta é um painel de cobertura usado para cobrir uma saída de emergência desnecessária dependendo do número de assentos disponíveis. 

"Nas fotos, só vejo a parte externa do batente da porta, as partes brancas. Não conseguimos ver mais nada, mas vamos recolhê-lo para começar a analisar", disse o responsável. 

- 'Revisões imediatas' -

Na rede X (ex-Twitter), a FAA declarou que "exige revisões imediatas de determinadas aeronaves Boeing 737 MAX 9 antes que possam voltar a voar".

A administração acrescentou que 171 aviões desse modelo terão de ser inspecionados e que cada inspeção levará de quatro a oito horas. 

A Boeing entregou até agora cerca de 218 aeronaves 737 MAX, disse a empresa à AFP.

Ontem à noite, o fabricante disse que seu CEO, Dave Calhoun, convocou uma reunião de segurança com todos os funcionários para terça-feira (9), na fábrica da empresa no estado de Washington, e cancelou uma reunião da direção. 

"À luz do incidente do voo 1282 da Alaska Airlines, estamos cancelando a cúpula para nos concentrarmos no nosso apoio à Alaska Airlines e à investigação em curso... (NTSB), e a qualquer um de nossos clientes de companhias aéreas que experimentem um impacto em suas frotas", disse Calhoun, em um comunicado da Boeing. 

- 'Prioridade máxima' -

Kyle Rinker, passageiro do voo afetado pelo incidente, disse à CNN que o incidente ocorreu logo após a decolagem.

Outra passageira, Vi Nguyen, disse ao jornal The New York Times que acordou com um estrondo. "Abri os olhos e a primeira coisa que vi foi a máscara de oxigênio bem na minha frente", relatou.

"Olhei para a esquerda, e o painel lateral do avião tinha sumido", contou.

De acordo com o site FlightAware, o Boeing 737 Max 9 decolou às 17h07 com destino a Ontário e retornou para o aeroporto de Portland cerca de 20 minutos depois. 

O avião foi certificado em outubro, conforme registros da FAA disponíveis on-line.

"A segurança é nossa prioridade máxima, e lamentamos profundamente o impacto que este evento teve sobre os nossos clientes e seus passageiros", afirmou a Boeing em uma nota.

- Várias companhias aéreas afetadas -

A Alaska Airlines, que suspendeu todos os seus aviões desse modelo, informou no sábado que mais de 25% de sua frota Max 9 já foi inspecionada, sem nenhuma irregularidade relatada.

A United Airlines, que possui a maior frota mundial de 737 MAX 9, indicou que deixou em terra 46 aviões e que 33 já foram verificados. 

A Aeroméxico manterá suas 19 aeronaves B737 MAX-9 em solo para inspeção, informou a companhia aérea em um comunicado. 

A panamenha Copa Airlines anunciou que imobilizou 21 aeronaves, e a Turkish Airlines afirmou no domingo que imobilizou cinco aeronaves de sua frota. 

Já a Icelandair observou que nenhum de seus 737 MAX 9 apresenta a configuração de aeronave especificada na ordem de imobilização da FAA. 

Os aviões 737 MAX da Boeing ficaram sem voar em todo o mundo por 20 meses após uma proibição na esteira de dois acidentes do MAX 8 em 2018 e 2019 que deixaram 346 mortos.

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