Um veículo colidiu com uma barricada montada por agricultores que protestavam no sul da França nesta terça-feira, matando uma mulher e ferindo gravemente seu marido e sua filha adolescente, disseram várias fontes. 

"É trágico que tenha chegado a este ponto. O carro bateu a toda velocidade contra um muro de palha que protegia a barricada dos companheiros", disse à AFP Jérôme Bayle, amigo da vítima e figura de destaque nos protestos. 

Os três ocupantes do carro foram detidos e estão sob custódia policial, segundo fonte policial. 

O incidente ocorreu às 05h45 da manhã em Pamiers, localidade do departamento de Ariège, fronteira com a Espanha.

A prefeitura local indicou que uma "pessoa morreu" e "duas ficaram gravemente feridas" em um "grave acidente de trânsito" no "local de uma manifestação agrícola". 

"As três vítimas estavam na barricada", disse uma fonte policial, indicando que neste momento se desconhecem as razões da colisão. 

A vítima criava vacas e plantava milho no vilarejo de Saint-Felix-de-Tournegat, a poucos quilômetros de Pamiers, segundo Bayle. 

Os agricultores franceses protestam há dias para expressar sua insatisfação com o aumento da taxa de energia e regras ambientais europeias, além de exigir medidas como uma simplificação administrativa e um indenização mais rápida em caso de catástrofes, entre outras. 

Após o incidente, os sindicatos agrícolas pediram o levantamento do bloqueio em Pamiers.

tll-jum-elr/tjc/zm/jc

compartilhe