Ataques israelenses na Síria mataram quatro pessoas nesta quarta-feira (7, noite de terça em Brasília), incluindo dois civis, segundo uma organização de monitoramento, enquanto o Ministério da Defesa sírio informou um número não especificado de mortos e feridos.

"Quatro pessoas morreram, incluindo dois civis, nos ataques israelenses contra a cidade de Homs", disse Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Por sua vez, o Ministério da Defesa da Síria relatou que "o inimigo israelense lançou ataques aéreos do norte de Trípoli [Líbano] contra vários locais na cidade de Homs e arredores [...] matando e ferindo civis".

A televisão estatal síria divulgou imagens dos socorristas fazendo buscas entre os escombros do que parece ser um edifício colapsado e carregando uma pessoa em maca.

Abdel Rahman disse à AFP que um edifício atingido em Homs havia colapsado completamente.

Anteriormente, a televisão estatal síria reportou "um ataque israelense" no centro da Síria, na província de Homs.

Forças dos Estados Unidos lançaram na semana passada bombardeios contra grupos apoiados pelo Irã na Síria e no Iraque, onde mataram dezenas de pessoas em represália por um ataque letal contra soldados americanos na Jordânia.

Durante mais de uma década de guerra civil na Síria, Israel lançou centenas de bombardeios aéreos nesse país, em especial contra forças apoiadas pelo Irã e locais do Exército sírio.

Esses ataques se intensificaram desde a eclosão da guerra entre Israel e Hamas em 7 de outubro.

aya/imm/mas/atm/rpr/am