O Ajax arrancou um empate dramático em casa contra o norueguês Bodo/Glimt (2-2) nesta quinta-feira (15) pelos 'playoffs' de acesso às oitavas de final da Conference League.
Na Johan Cruyff ArenA, a equipe escandinava chegou à reta final da partida com uma vantagem de 2 a 0 graças a dois gols do meia dinamarquês Albert Groenbaek (16' e 64').
Mas, para o delírio de sua torcida, o Ajax empatou com dois gols nos acréscimos. Branco Van den Boomen converteu um pênalti confirmado pelo VAR (90'), e após um escanteio curto, o atacante Steven Berghuis fechou o placar (90'+7) encobrindo o goleiro e deixando tudo em aberto para a partida de volta na Noruega.
Também nos playoffs desta quinta-feira houve outro empate em 2 a 2, entre o belga Union Saint-Gilloise e o Eintracht Frankfurt.
Num início avassalador os visitantes alemães abriram vantagem de 2 a 0 com gols do meia Farès Chaibi logo aos 3 minutos e do austríaco Sasa Kalajdzic aos 10.
Mas o time belga diminuiu ainda no primeiro tempo com um gol do meia norueguês Mathias Rasmussen (31') e o atacante sueco Gustaf Nilsson deixou tudo igual na segunda etapa (68').
O Betis, a única equipe espanhola que entrou em campo nesta quinta-feira, se complicou ao perder em casa por 1 a 0 para o Dínamo Zagreb. O gol da vitória dos croatas foi marcado de pênalti, aos 75 minutos, por Bruno Petkovic.
Até então, o Dínamo quase não havia levado perigo à área do Betis e a sua melhor oportunidade só veio aos 67 minutos com um forte chute de pé direito de Marko Bulat.
O Betis jogou com um pouco mais de fluidez, mas também sem eficácia no ataque.
O brasileiro Willian José acertou a trave aos 87 minutos, quase garantindo o empate.
"Nunca pensamos que seria um jogo fácil. Eles são uma boa equipe, defendem bem e têm boa técnica. Infelizmente, fizemos um jogo pouco criativo", lamentou o técnico chileno do Betis, Manuel Pellegrini.
--- Resultados dos jogos de ida dos playoffs de acesso às oitavas de final da Conference League, disputados nesta quinta-feira:
Sturm Graz (AUT) 4 Biereth (4'), Stankovic (27'), Kiteishvili (64' de pênalti), Camara (90'+1)
Slovan Bratislava (SVK) 1 Rodrigues (8')
Union Saint-Gilloise (BEL) 2 Rasmussen (31'), Nilsson (68')
Eintracht Frankfurt (ALE) 2 Chaibi (3'), Kalajdzic (10')
Olympiakos (GRE) 1 El Kaabi (83')
Ferencvaros (HUN) 0
Molde (NOR) 3 Gulbrandsen (12', 19'), Kaasa (24')
Légia Varsóvia (POL) 2 Josué (64'), Augustyniak (71')
Maccabi Haifa (ISR) 1 Pierrot (65')
Gent (BEL) 0
Ajax (HOL) 2 Van den Boomen (90+1 de pênalti), Berghuis (90'+7)
Bodo/Glimt (NOR) 2 Groenbaek (16', 64')
Betis (ESP) 0
Dinamo Zagreb (CRO) 1
Servette (SUI) 0
Ludogorets (BUL) 0
afp/dr/aam/am