A cidade ucraniana sitiada de Avdiivka está em perigo de cair nas mãos das tropas russas, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, nesta quinta-feira (15).
"Infelizmente, estamos recebendo relatos dos ucranianos de que a situação é crítica; os russos continuam pressionando as posições ucranianas a cada dia. Avdiivka corre o risco de cair sob controle russo", declarou Kirby, que pediu à Câmara dos Representantes que aprove um auxílio de US$ 60 bilhões (298 bilhões de reais) para Kiev.
Na quarta-feira, o novo comandante das Forças Armadas ucranianas, o general Oleksandr Sirski, reconheceu após uma visita à linha de frente que a situação é "extremamente complexa" e que a Ucrânia carece de homens e armas para enfrentar a invasão russa.
Desde outubro, as forças russas têm realizado ataques e bombardeios maciços para conquistar Avdiivka, uma cidade industrial em grande parte destruída.
A posição dos defensores ucranianos tem se deteriorado desde janeiro e o prefeito da cidade, Vitaly Barabash, falou recentemente de uma situação "crítica" em alguns bairros.
dk/st/erl/mar/dd/am