Israel bombardeou nesta quarta-feira (28) posições perto de Damasco, a capital da Síria, em um contexto de crescentes tensões regionais desde o início da guerra com o Hamas em Gaza, informou um meio de comunicação estatal sírio.
"Nossas defesas antiaéreas responderam a uma agressão israelense nos arredores de Damasco e derrubaram a maioria dos mísseis", indicou a televisão estatal do país árabe.
Um correspondente da AFP em Damasco ouviu fortes explosões e sirenes de ambulâncias.
Os bombardeios visaram "posições onde grupos apoiados pelo Irã têm sua base, incluindo o Hezbollah libanês", disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma ONG sediada no Reino Unido, que possui uma ampla rede de informantes no terreno.
Desde o início da guerra civil na Síria em 2011, Israel lançou centenas de ataques aéreos contra seu vizinho, principalmente contra grupos armados apoiados pelo Irã, como o Hezbollah, mas também contra posições do exército.
Israel raramente comenta os ataques na Síria, mas tem advertido repetidamente que não permitirá que o Irã, seu arqui-inimigo regional e patrocinador do regime do presidente Bashar al-Assad, expanda sua presença nesse país.
Estes ataques aumentaram desde o início da guerra de Israel contra o movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro.
aya/anr/cyj/sag/js/am