O ex-diretor financeiro da Trump Organization, Allen Weisselberg, que já cumpriu pena de prisão por fraude fiscal, foi novamente condenado nesta quarta-feira (10) por um tribunal de Manhattan a cinco meses de prisão por mentir no contexto de um julgamento civil de Donald Trump, informou a imprensa americana.

Weisselberg, de 76 anos, foi diretor financeiro do grupo imobiliário e de entretenimento do ex-presidente Trump de 2005 a 2021. 

Ele se declarou culpado de duas acusações de perjúrio durante seu interrogatório em 2020, na fase de instrução do julgamento por fraude. 

A sua sentença foi anunciada menos de uma semana antes de Trump ser julgado por encobrir pagamentos para comprar o silêncio de uma ex-atriz pornô, com o objetivo de esconder um escândalo sexual durante a campanha eleitoral de 2016.

Em troca de admitir a culpa relacionada com duas acusações de perjúrio cometidas durante um depoimento sobre o valor da cobertura de Trump em Nova York, Weisselberg concordou com os promotores em ser condenado a uma pena menor de cinco meses de prisão. 

Os crimes pelos quais foi acusado acarretam penas de prisão de até sete anos, de acordo com o documento de declaração de culpa.

Os promotores também concordaram em não prosseguir com outras acusações contra Weisselberg relacionadas ao seu tempo na Trump Organization.

gw-arb/af/mel/aa