O aeroporto de Dubai, um dos mais movimentados do mundo, retomou gradualmente suas atividades nesta quinta-feira (18), após chuvas torrenciais incomuns provocarem caos e inundações nos Emirados Árabes Unidos.
A tempestade que teve início na segunda-feira provocou as maiores chuvas em 75 anos neste país desértico do Golfo que não está preparado para este clima.
As inundações deixaram uma pessoa morta e diversas estradas ficaram debaixo d'água. Além disso, várias estações do metrô foram fechadas e 1.244 voos foram cancelados.
As chuvas provocaram caos no aeroporto de Dubai, deixando milhares de viajantes sem poder embarcar.
"Apesar disso, pode haver atrasos nos voos de saída e nas chegadas", alertou a companhia aérea Emirates, alertando que o aeroporto continua "congestionado".
Julie e seu marido, um casal de australianos na casa dos 70 anos, passariam alguns dias nos Emirados.
Mas em vez de viajarem por 14 horas, o trajeto durou cerca de 24 horas, uma vez que a rota precisou ser desviada. Quando aterrissaram, não conseguiram recuperar sua bagagem nem mesmo chegar ao hotel em que se hospedariam.
"Estou traumatizada", afirmou ela.
A tempestade atingiu os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein na segunda-feira, após passar por Omã, onde deixou 21 mortos.
am-saa/feb/an/mb/yr/aa