O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará nesta segunda-feira (6) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, depois de o Exército israelense ter pedido aos palestinos que se retirassem do leste de Rafah antes de uma ofensiva, informou a Casa Branca. 

"Deixamos clara a nossa opinião ao governo israelense sobre uma grande invasão terrestre em Rafah e o presidente falará hoje com o primeiro-ministro", disse à AFP um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. 

A Organização Mundial da Saúde calcula que cerca de 1,2 milhão de pessoas vivam em Rafah. 

Benjamin Netanyahu prometeu que invadirá Rafah, com ou sem trégua com o movimento islamista palestino Hamas.

Este último insiste que um cessar-fogo deve ser definitivo e Israel mantém a sua promessa de aniquilar o movimento palestino, que em 7 de outubro lançou um ataque sem precedentes no seu território que desencadeou a guerra. 

Naquele dia, comandos islamistas lançaram um ataque no sul de Israel, no qual 1.170 pessoas, a maioria civis, morreram e cerca de 250 foram sequestradas, segundo uma estimativa baseada em dados israelenses. 

As autoridades israelenses estimam que, após uma troca de reféns por prisioneiros palestinos em novembro, 128 pessoas permanecem cativas em Gaza e que 35 morreram até agora. 

A ofensiva de retaliação lançada por Israel já deixou 34.735 mortos em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território palestino governado pelo Hamas.

dk/sst/erl/nn/aa