Treze pessoas envolvidas no tráfico internacional de cocaína, incluindo o líder das operações na Costa do Marfim, um cidadão espanhol, foram condenadas nesta terça-feira (7) a dez anos de prisão, anunciou o juiz da Divisão Penal Econômica e financeira de Abidjan.
As 13 pessoas de diferentes nacionalidades foram condenadas por "tráfico internacional de drogas" e "associação criminosa" e também devem pagar uma multa de 50 milhões de francos CFA (76,2 mil euros, 82 mil dólares ou 415 mil reais) cada.
Entre os condenados estão o espanhol Miguel Ángel Devesa, mentor das operações na Costa do Marfim, assim como um político regional marfinense, César Ouattara, e um comissário de polícia, Dosso Karamoko.
Devesa foi também condenado a pagar 60 bilhões de francos CFA (cerca de 91 milhões de euros, 98,5 milhões de dólares ou 498 milhões de reais) por danos ao Estado marfinense.
Três empresários também acusados neste caso foram condenados a 24 meses de prisão e a uma multa de 30 milhões de francos CFA (cerca de 45 mil euros ou 245 mil reais) por "associação criminosa" e "fraude fiscal".
A rede de tráfico tinha membros na América do Sul, África e Europa.
bam/cab/pc/eg/aa/ic