Os chefes das diplomacias americana e ucraniana, Antony Blinken e Dmytro Kuleba, almoçaram nesta terça-feira (14) em Kiev, em uma pizzaria fundada por um veterano de guerra contra a Rússia.
A visita surpresa do secretário de Estado dos EUA tem o objetivo de tranquilizar o país do leste europeu sobre a ajuda militar de Washington.
Kuleba recebeu Blinken na entrada do estabelecimento e, após um abraço, ambos passaram cerca de 40 minutos degustando uma pizza, observaram jornalistas da AFP.
“Como conhecedor de pizza, como a maioria dos americanos, eu recomendo”, disse Blinken. Durante uma visita anterior a Kiev em setembro de 2023, Blinken se encontrou com Kuleba em um McDonald’s para celebrar o regresso do grupo à Ucrânia em setembro de 2022, após o encerramento das atividades devido à invasão russa ocorrida sete meses antes.
Desta vez a escolha recaiu sobre um estabelecimento da rede Veterano Pizza, fundada em 2015 por um ucraniano que lutou contra os separatistas pró-Rússia apoiados militarmente por Moscou no leste do país.
Depois do almoço, Blinken se encontrou com representantes da sociedade civil ucraniana em um café.
O secretário de Estado americano desceu até a praça central de Maidan, onde um grupo de jornalistas o seguiu, e parou brevemente diante de um monumento improvisado aos soldados mortos na invasão russa, composto por centenas de pequenas bandeiras nacionais azuis e amarelas plantadas na grama.
Blinken chegou a Kiev no início da manhã para tranquilizar a Ucrânia sobre o fornecimento de ajuda militar dos EUA, atrasada há vários meses por disputas no Congresso americano.
lb-bur-ant/alf/mab/mb/jb