Pelo menos 13 pessoas morreram nesta terça-feira (14) na queda de um ônibus com mais de 40 passageiros em um abismo, na região andina de Ayacucho (sudeste), informou o Ministério da Saúde do Peru.

"Segundo os primeiros relatos, até o momento foram registrados 13 mortos", indicou o comunicado oficial, que também menciona uma dezena de feridos entre os mais de 40 passageiros.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira na estrada Libertadores, quando o veículo se dirigia de Lima para a cidade de Ayacucho. O ônibus de dois andares capotou, rolou por uma encosta da estrada por cerca de cem metros em um trecho sinuoso da via e acabou virando de cabeça para baixo.

Equipes da polícia e bombeiros trabalham no local do acidente para recuperar os corpos das vítimas. Os feridos foram levados ao hospital de Ayacucho.

Esse tipo de acidente é frequente nas estradas peruanas devido ao excesso de velocidade, ao mau estado das vias, à falta de sinalização e ao escasso controle das autoridades.

Em 30 de abril, pelo menos 25 pessoas morreram após um ônibus cair em um barranco na região de Cajamarca.

O Peru registrou em 2023 um total de 3.138 mortes em acidentes de trânsito, segundo o Ministério dos Transportes. Cerca de 70% dos acidentes são causados por fatores humanos, como inexperiência ou cansaço do motorista.

cm/ljc/llu/ms/jc