Robert Fico, de 59 anos, primeiro-ministro da Eslováquia, país localizado na Europa Central, foi baleado e levado de helicóptero a um hospital com ferimentos graves nesta quarta-feira (15/5). A tentativa de assassinato aconteceu enquanto cumprimentava a multidão após uma reunião de governo que ocorreu na cidade de Handlová, localizada a 190 km da capital do país, Bratislava.
De acordo com o site "Dennik N", uma testemunha narrou que escutou de três a quatro disparos antes de Fico cair ao chão. O primeiro-ministro foi atingido na perna, braço e abdômen. Um suspeito foi preso.
30 anos na política
Nascido em um lar de classe trabalhadora, Robert Fico formou-se em direito em 1986 e logo entrou para o Partido Comunista, onde atuou como advogado para o governo e ganhou um assento no parlamento.
Membro do partido de Direção-Democracia Social, coligação populista-nacionalista, Robert Fico ocupou o cargo de primeiro-ministro pela quarta vez em setembro de 2023, após movimentos políticos que atraiu um eleitorado em transformação.
Ao longo dos anos de carreira, o político esteve dos dois lados da moeda: caminhou entre o mainstream pró-europeus e as manifestações anti-americanas. Fico se adaptava bem a depender da manifestação pública e das transformações das realidades políticas.
Hoje Robert Fico está publicamente alinhado à esquerda e à social-democracia. É popularmente conhecido por se opor à influência americana sob a Eslováquia e ser considerado como pró-Rússia.