Ativistas do Greenpeace jogaram nesta terça-feira (21) pilhas de propaganda eleitoral na sede de dois partidos políticos na Cidade do México, para denunciar que a campanha atual deixará cerca de 25 mil toneladas de lixo apenas na capital.

Faixas e lonas recolhidas em passarelas, postes e avenidas da cidade foram levadas para as sedes do partido Morena (governista, de esquerda) e PAN (conservador) por um grupo de jovens que vestiam macacões vermelhos.

"Em meio a uma crise climática, uma crise de poluição por plástico, é inadmissível que inundem nossas cidades com propaganda eleitoral", protestou a ativista Ornela Gareli, defensora dos oceanos.

As manifestantes entregaram uma carta na sede do Morena pedindo o fim da geração de resíduos de plástico de uso único durante as campanhas e a busca de alternativas para a promoção dos candidatos.

As jovens também alertaram que o processo eleitoral - que será concluído no mês que vem, com a eleição do novo presidente e de outros 20 mil cargos - vai deixar 25 mil toneladas de lixo apenas na capital, que tem 9,2 milhões de habitantes e enfrenta problemas graves de poluição.

str/axm/cjc/lb/am