Um deputado conservador britânico foi aplaudido de pé nesta quarta-feira (22), em seu retorno ao Parlamento, sete meses após ter partes de seus braços e pernas amputados devido a um choque séptico.
Craig Mackinlay foi levado à pressas para uma unidade de emergência hospitalar em setembro do ano passado após sofrer de sepse, a complicação muito grave de uma infecção que pode provocar a falência dos órgãos. Esta condição o fez passar 16 dias em coma induzido, antes que tivesse seus membros inferiores e superiores amputados em dezembro.
O parlamentar descreveu o seu retorno como um "dia emocionante", se desculpando por quebrar o protocolo de usar tênis, uma vez que seus sapatos não se ajustavam bem às suas próteses.
Em entrevista à BBC, o deputado de 57 anos, que se descreve como o primeiro "parlamentar biônico" devido às próteses que utiliza, contou que na noite em que foi para o hospital, achava que estava apenas resfriado.
Sua condição piorou durante a noite e meia hora após ter sido internado, o seu corpo "ficou azul", efeito secundário do choque séptico, explicou ele, que chegou a ter suas chances de sobrevivência estimadas em 5%.
"Eles conseguiram salvar (seus membros) até os cotovelos e acima dos joelhos. Então posso dizer que tive sorte", afirmou.
O parlamentar quer aumentar a consciência política sobre a sepse, que causa cerca de 48 mil mortes anualmente no Reino Unido, e planeja concorrer novamente nas eleições legislativas deste ano pela zona eleitoral de Kent (sudeste de Inglaterra).
pdh-gmo-psr/mb/yr