O casal Liberty Avery e Greg Kirby chamam atenção por onde passam. Isso porque eles se vestem de uma forma peculiar, com peças típicas dos anos 1940. A família mora na cidade de Norfolk, nos Estados Unidos, e, dentro de casa, possuem móveis da época. A jovem, de 24 anos, e o marido, de 29, ganharam atenção na imprensa internacional e repercutiram em todo o mundo por causa da paixão pela década de 1940.
Até mesmo o carro dos dois é da época: um Jeep de 1942. Durante suas férias, eles também buscam destinos que estavam em alta há 80 anos. Até o casamento dos dois foi temático. “É apenas uma vida simples, na verdade. Tentamos fazer com que nosso casamento fosse o mais tradicional possível, como os anos 40, como talvez nossos avós tivessem feito. Eles não teriam necessariamente gasto uma quantia enorme, então nós também não”, defendeu Greg à BBC News.
O casal teve um casamento tradicional na igreja, com direito a roupas tradicionais. Após a cerimônia, eles foram a um pub para comer e dançaram no salão da vila local para comemorar.
Segundo Avery, os dois são muito abordados quando saem de casa. “A reação que recebemos quando andamos na rua é geralmente positiva. Recebemos piadas estranhas, mas é uma ótima maneira de conhecer pessoas porque elas se aproximam de nós”, contou a jovem, que disse que era muito tímida quando mais nova.
Os dois já gostavam da década de 1940 quando se conheceram. Ela era aprendiz em um salão de cabeleireiro e ele veio marcar um horário. Foi então que eles decidiram intensificar o modo de vida. “Achamos as roupas daquela época confortáveis e lisonjeiras. Isso significa que você não está apenas comprando roupas para a estação e jogando-as fora. Gostamos de tentar consertar roupas, dar-lhes uma nova vida e elas ficam tão boas quanto eram há 80 anos”, contou o rapaz, que é um barbeiro.
No dia a dia, eles evitam usar a tecnologia o máximo possível, apesar de terem contas nas redes sociais. Seu passatempo favorito é jogar jogos de tabuleiro e ir a bailes tradicionais. Avery, que é uma costureira especialista em trajes típicos da década, gosta de cozinhar, especialmente receitas populares dos anos 1940, com utensílios da época, claro.
Uma exceção que os dois fazem é na hora de escolherem filmes. “Os filmes antigos podem ser bastante pesados, por isso Greg nos incentiva a assistir algo mais recente de vez em quando”, justificou Avery.