Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (24) o envio de armas no valor de 275 milhões de dólares (R$ 1,41 bilhão) para “ajudar a Ucrânia a repelir a ofensiva russa” perto da região de Kharkiv.
O material inclui munições para o sistema lançador de foguetes Himars, projéteis de artilharia, mísseis guiados e armas antitanque, armamento de que a Ucrânia “precisa urgentemente”, segundo um comunicado do Departamento de Estado americano.
Este novo envio de ajuda é o quinto autorizado pelo presidente Joe Biden desde que o Congresso aprovou um pacote de 61 bilhões de dólares (R$ 314 bilhões) no final de abril, segundo o secretário de Estado Antony Blinken.
Em meio a uma luta interna entre republicanos e democratas, os Estados Unidos demoraram meses para liberar o auxílio prometido pela Casa Branca.
“A ajuda dos lotes anteriores já chegou ao front”, disse Blinken, antes de acrescentar que a assistência anunciada nesta sexta-feira será enviada “o mais rapidamente possível, para que o Exército da Ucrânia possa utilizá-la para defender o seu território e proteger o povo ucraniano”.
rle/seb/db/dga/jb/ic