O suíço Stan Wawrinka, de 39 anos, eliminou o britânico Andy Murray, de 37, na primeira rodada de Roland Garros, em um duelo de veteranos disputado neste domingo (26), na primeira sessão noturna da quadra central.

Wawrinka fechou o jogo em 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-4 e 6-2, em duas horas e 19 minutos.

O jogo era um dos mais atrativos da primeira rodada, colocando frente a frente dois jogadores experientes e muito queridos pelo público.

Para Murray, ex-número 1 do mundo e atualmente 75º no ranking da ATP, a derrota marca sua despedida de Roland Garros, já que está vivendo a última temporada da carreira.

O britânico deixou a quadra Philippe Chatrier aplaudido tanto pelo público como por Wawrinka.

"É o respeito por um grande campeão, por um adversário incrível. Como fã de tênis, foi ótimo vê-lo lutar contra os melhores jogadores de todos os tempos", comemorou Wawrinka (98º).

"É muito emocionante quando nos enfrentamos. Não somos mais jovens, estamos chegando ao final, mas tentamos aproveitar ao máximo", acrescentou o suíço.

Na segunda rodada, Wawrinka, campeão em Roland Garros em 2015, terá como adversário o britânico Cameron Norrie (33º) ou o russo Pavel Kotov (56º), que se enfrentam na segunda-feira.

"Quanto mais os anos passam, mais esforço temos que fazer, mais sacrifícios, mais disciplina. Sou o mais velho do torneio, acho, mas na minha cabeça ainda sou um menino. Enquanto puder viver momentos assim, terei vontade de continuar", disse Wawrinka.

Há sete anos, Andy Murray e Stan Wawrinka se enfrentaram em uma intensa semifinal de Roland Garros, que também teve o suíço como vencedor.

es/dr/pm/cb