SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Artistas americanos usaram as redes sociais para se manifestar sobre a condenação de Donald Trump, que se tornou o primeiro ex-presidente considerado culpado pela Justiça em uma ação criminal na história dos Estados Unidos.
A decisão, divulgada nesta quinta-feira, foi tomada por um júri formado por 12 pessoas. O grupo avaliou que o empresário é culpado nas 34 acusações de falsificação de registros empresariais para encobrir pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels e, assim, evitar que ela dissesse supostamente ter mantido relações sexuais com Trump às vésperas da eleição de 2016.
No X, antigo Twitter, o escritor Stephen King foi um dos que repercutiu a notícia. "O candidato republicano à presidência é um criminoso condenado", escreveu. A cantora Katy Perry digitou a sigla "LFG", usada para expressar alegria e animação. No entanto, outras celebridades criticaram a decisão da Justiça.
Uma delas foi a ex-campeã olímpica Caitlyn Jenner. "Donald Trump está sendo perseguido pelo estado corrupto de Nova York", escreveu ela. O bilionário Elon Musk também teceu críticas à decisão. "Eles farão tudo o que puderem para vencer. É muito triste. Estou me mudando para Marte."
Ao final do julgamento, Trump culpou o presidente Joe Biden pelo veredito ao sair da Corte Criminal de Manhattan, em Nova York. "Isso foi feito pelo governo Biden para atingir ou prejudicar um oponente político", disse.
"Nós vamos continuar lutando, vamos lutar até o fim e vamos vencer porque nosso país foi para o inferno. Nós não temos mais o mesmo país, temos uma bagunça dividida. Vamos lutar pela nossa Constituição. Isso está longe de ter acabado", acrescentou.