O pivô francês Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, foi eleito nesta segunda-feira (6) o Calouro do Ano da NBA, se tornando o primeiro jogador de seu país a receber o prêmio.

Wembanyama, de 20 anos e 2,24 metros de altura, foi a primeira escolha dos Spurs no Draft de 2023-2024 e teve médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes, 3,9 assistências, 3,6 tocos e 1,2 roubo por jogo em sua primeira temporada na NBA.

O pivô francês recebeu os 99 votos de primeiro lugar, na primeira eleição unânime de Calouro do Ano desde Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, em 2016.

"Meus objetivos sempre foram ter a melhor equipe possível e melhorar no decorrer do ano", disse Wembanyama à emissora americana TNT. "Eu sabia que, para isso, eu teria que ser bom individualmente dentro de quadra e dominante, então [o prêmio] é algo enorme para mim, algo muito importante".

Chet Holmgren, pivô do Oklahoma City Thunder, líder da Conferência Oeste, ficou em segundo lugar na votação, enquanto Brandon Miller, do Charlotte Hornets, foi o terceiro colocado.

js/rcw/ma/am

compartilhe