O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e sua comitiva morreram em um acidente de helicóptero, informou o governo do país, segundo a agência Reuters.
"O presidente Raisi, o ministro das Relações Exteriores e todos os passageiros do helicóptero morreram na queda", disse um alto funcionário do governo iraniano, que não quis ser identificado, à agência.
A queda do helicóptero ocorreu após uma visita do presidente e sua comitiva à fronteira do Irã com o Azerbaijão.
Mais cedo, o chefe da Cruz Vermelha Iraniana, Pirhossien Koulivand, declarou à agência de notícias estatal iraniana (IRINN) que o acidente não havia deixado sobreviventes. O helicóptero precisou fazer um pouso forçado em uma região montanhosa.
Ebrahim Raisi
O presidente do Irã tinha 63 anos. Jurista, Raisi foi responsável por agravar a instabilidade política e econômica do país desde sua eleição em 2021. Era acusado, também, pela execução de milhares de dissidentes nos anos 1980.
Sua morte aumenta a incerteza em relação ao porvir. Raisi era um dos possíveis sucessores do aiatolá Ali Khamenei. A substituição do líder supremo, de 85 anos e saúde frágil, é uma das grandes preocupações imediatas do país.
(Com informações da Folhapress)