Felipe VI e Letizia da Espanha, que celebram na quarta-feira 20 anos de casamento, cultivaram uma imagem afastada dos escândalos da era Juan Carlos, com a qual tentam modernizar a monarquia espanhola.
Em 22 de maio de 2004, Felipe de Borbón, então com 36 anos, e Letizia Ortiz, uma ex-apresentadora de televisão de 31 anos, disseram "sim" na Catedral de Almudena, em Madri, diante de famosos e câmeras de todo o mundo.
Nunca um herdeiro da coroa havia se casado com alguém de fora da realeza, segundo o jornalista José Antonio Zarzalejos, especialista em monarquia espanhola.
A plebeia divorciada de classe média foi recebida com "desprezo" pela família real, segundo a jornalista e autora de livros sobre a monarquia espanhola, Pilar Eyre.
- Ascensão ao trono -
Em 2 de junho de 2014, o rei Juan Carlos I, afetado por escândalos, abdicou em favor de Felipe.
Os espanhóis não o perdoaram por sua luxuosa viagem para caçar elefantes em Botsuana dois anos antes, quando o país enfrentava uma crise econômica histórica.
Sua filha, a infanta Cristina, havia sido acusada de fraude fiscal, mas depois foi absolvida.
"Felipe e Letizia encontraram a Coroa em estado deplorável" e com uma popularidade em queda livre, lembra Eyre. "Todo mundo dizia que não iam durar e que a monarquia estava com os dias contados", afirma.
Prometendo "renovar" a instituição, Felipe determinou uma auditoria das contas da Casa Real e publicou um código de conduta para seus membros.
Diante de revelações sobre a pouco transparente fortuna e o luxuoso estilo de vida de Juan Carlos, em 2020, renunciou à sua herança e retirou seu subsídio anual.
Embora as investigações contra Juan Carlos tenham sido encerradas na Espanha, Felipe manteve a distância de seu pai, que se mudou para os Emirados Árabes Unidos em meados de 2020.
- O ativo Leonor -
Desde então, Felipe e Letizia cultivaram, junto com suas duas filhas, a imagem de uma família unida, em contraposição com os escândalos e infidelidade de Juan Carlos.
Recentemente, a princesa das Astúrias atingiu a maioridade, um momento importante "para o fortalecimento da instituição, da monarquia na Espanha", na opinião de Abel Hernández, especialista no tema.
Ao completar 18 anos, em 31 de outubro, Leonor, herdeira do trono, jurou fidelidade à Constituição no Parlamento, um passo imprescindível para suceder seu pai.
A princesa "é bem vista entre a população, inclusive entre a juventude, que é mais descrente, digamos, politicamente", segundo Hernández.
A Casa Real não programou nenhum ato pelo aniversário de casamento na quarta-feira, mas no sábado divulgou fotos da família - Felipe, Letizia, Leonor e Sofía - nos jardins do Palácio Real de Madri.
mig/mg/al/du/rs/zm/jc/fp