O comandante do Exército ucraniano afirmou nesta sexta-feira (24) que batalhas "intensas" estão em curso em três pontos cruciais da frente leste contra as tropas russas, e destacou que os militares de Moscou estão "atolados" em combates de rua na cidade de Vovchansk.
No dia 10 de maio, Moscou iniciou uma nova ofensiva terrestre na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, o que permitiu a tomada de várias localidades e obrigou Kiev a enviar reforços à região.
Segundo Kiev, a Rússia, com a ofensiva surpresa na região de Kharkiv, deseja ampliar até a ruptura as linhas de defesa ucranianas, enfraquecidas por mais de dois anos de invasão, a falta de novos recrutas e a escassez de armamento.
Porém, na localidade de Vovchansk, "o inimigo está completamente atolado em combates de rua e sofreu perdas muito consideráveis", escreveu o general Oleksandr Sirski no Telegram.
O militar afirmou que, devido ao cenário, a Rússia teve que enviar "reservas" para manter o ataque na localidade da região Kharkiv
Mais ao sul, os russos atacam a região de Kupiansk há quase um ano. "A situação é complicada na área de Kislivka, onde o inimigo tenta romper nossas defesas e chegar ao rio Oskil", disse o general.
No Donbass, leste da Ucrânia, Sirski relatou combates intensos perto de Chasiv Yar, Pokrovsk e Kurakhove.
Chasiv Yar tem um interesse especial, pois o controle da localidade abriria caminho para Kramatorsk, a principal cidade da região de Donetsk ainda sob controle ucraniano.
Moscou afirma que iniciou a ofensiva no nordeste ucraniano para criar uma zona de segurança e impedir os bombardeios de Kiev contra o território russo.
bur-alf/pop/avl/an/fp