A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance nesta quinta-feira (30), horas depois de enviar centenas de balões carregados de lixo para a Coreia do Sul como punição.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse ter detectado “cerca de 10 mísseis balísticos de curto alcance” lançados pelo Norte nas águas a leste da Península Coreana.
Os mísseis voaram cerca de 350 km e foram uma “provocação”, disse o Estado-Maior Conjunto.
O Japão também confirmou os lançamentos, condenados “fortemente” pelo seu primeiro-ministro, Fumio Kishida.
Os lançamentos ocorreram depois que a última tentativa da Coreia do Norte de colocar um satélite espião em órbita terminou na segunda-feira com uma explosão em pleno voo.
O lançamento de um satélite de reconhecimento tem sido uma prioridade para o governo de Kim Jong Un, que afirma tê-lo conseguido em novembro, após duas tentativas fracassadas.
Os Estados Unidos condenaram a tentativa de lançamento do satélite utilizando tecnologia balística, dizendo que "viola diretamente múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Nate Evans, porta-voz da missão dos EUA nas Nações Unidas.
Na quarta-feira, a Coreia do Norte enviou ao seu vizinho do sul balões cheios de sacos de lixo, papel higiênico e suspeitas de fezes de animais.
A poderosa irmã do líder norte-coreano comentou que os balões são “presentes sinceros” ao Sul e uma retaliação à propaganda anti-Kim lançada ao Norte por ativistas sul-coreanos.
bur-hih/sst/md/eg/mas/cjc/dbh/aa