Um kibutz confirmou nesta segunda-feira (3) a morte de um refém israelense-britânico na Faixa de Gaza, após o movimento islamista Hamas ter anunciado o seu falecimento devido a ferimentos no mês passado.
"O kibutz Nirim anuncia com profunda tristeza a morte do refém Nadav Popplewell durante seu cativeiro pelo Hamas em Gaza", declarou em um comunicado.
Popplewell foi sequestrado nesta comunidade, onde residia, em 7 de outubro, durante o ataque de comandos islamistas no sul de Israel, que desencadeou o atual conflito em Gaza.
Mais cedo nesta segunda, o Exército israelense informou que encontrou o corpo de Dolev Yehud, um paramédico israelense de 35 anos que até agora se acreditava estar retido em Gaza, mas que morreu no ataque do Hamas.
Em 7 de outubro, os combatentes islamistas mataram 1.190 pessoas, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses, e sequestraram cerca de 250.
Mais de uma centena de reféns foram libertados desde então, a maioria em uma troca no final de novembro por prisioneiros palestinos na única trégua ocorrida desde o início da guerra.
Israel afirma que 120 ainda estão retidos em Gaza, dos quais 38 teriam morrido.
Em resposta, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas e lançou uma ofensiva aérea e terrestre que já deixou 36.479 mortos em Gaza, segundo o Ministério da Saúde do governo do Hamas.
mib-mca/jd/ami/hgs/mb/ic/rpr