O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou, na noite desta segunda-feira (10), que chegou à Alemanha para conversar com o chefe de governo Olaf Scholz e participar de uma conferência sobre a reconstrução da Ucrânia em pleno conflito com a Rússia.

"O chanceler Scholz e eu discutiremos a nova assistência de defesa, a expansão do sistema ucraniano de defesa aérea e a produção conjunta de armas", escreveu Zelensky na rede social X.

Recentemente, a Alemanha autorizou à Ucrânia o uso de armas alemãs para atacar alvos em território russo, algo que havia evitado por temer uma escalada.

Após a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Alemanha abandonou sua posição tradicionalmente pacifista para se tornar o segundo maior fornecedor de ajuda militar a Kiev, depois dos Estados Unidos.

Nesta terça e quarta-feira, Zelensky comparecerá a uma conferência sobre a reconstrução da Ucrânia, da qual participarão dez primeiros-ministros, outros representantes governamentais e do setor privado.

bur-roc/bc/st/mas/arm/rpr/mvv