Dois aviões ficaram próximos um do outro após um pousar enquanto o outro decolava em pista do aeroporto de Mumbai, na Índia, no último sábado (8/6). A proximidade entre aeronaves é considerada perigosa por causa do risco de colisão. Os dois aviões chegaram a ficar 509 metros separadas uma da outra.
A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da Índia afirmou que abriu uma investigação e afastou o controlador envolvido no incidente. Em nota, a Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia disse que não havia impedimento para que o pouso e a decolagem das duas aeronaves tivessem ocorrido.
Runway Proximity #Incident in #Mumbai : #AirIndia and #IndiGo#A320 #Aircraft@RadarBoxCom#RadarBoxCom#GalaxyZFlip5#Airport #Aviation pic.twitter.com/el47IFZUe5
— Mosa Aqeeli (@MosaAqeeli1) June 11, 2024
"O aeroporto de Mumbai é um dos aeroportos mais movimentados e com alta densidade de tráfego. Em uma única pista RW27 do aeroporto, ocorrem cerca de 46 chegadas e partidas por hora", disse a organização.
- Veja: Avião faz pouso de emergência após homem correr pelado pela aeronave
- E mais: Vento forte arrasta avião de 40 toneladas em aeroporto
"Este pode ser um momento 'uau' para os observadores, mas aqueles que realizam diariamente esta tarefa crítica de segurança estão sob parte de seu dever para o qual são rigorosamente treinados", emendou a Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia.