Um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos chegou a Cuba, informou o Pentágono nesta quinta-feira (13), um dia depois de outro submarino nuclear russo atracar em Havana para uma visita incomum à ilha comunista.
"O submarino de ataque rápido 'USS Helena' está na Baía de Guantánamo, Cuba, como parte de uma visita de rotina ao porto", disse o Comando Sul dos EUA em uma mensagem nas mídias sociais, referindo-se à base naval dos EUA na ilha.
"A localização e o trânsito da embarcação foram pré-planejados", acrescentou.
O submarino russo de propulsão nuclear 'Kazan', que Cuba diz não estar transportando armas nucleares, chegou a Havana na quarta-feira.
Ele chegou acompanhado da fragata Almirante Gorshkov, bem como por um navio petroleiro e um rebocador de salvamento.
O incomum destacamento russo a apenas 90 milhas da costa da Flórida ocorre em meio a altas tensões sobre a guerra na Ucrânia, que está contando com o apoio do Ocidente em sua luta contra uma invasão russa.
As forças armadas dos EUA dizem que monitoram de perto a presença dos navios russos, mas que eles não representam uma ameaça direta.
Durante a Guerra Fria, a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha desencadeou a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, quando Washington e Moscou chegaram perto da guerra.
wd/sms/erl/nn/dd/mvv