O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, considerou um "avanço", nesta terça-feira (18), a decisão do governo americano que permite a obtenção de vistos de residência e autorização de trabalho para centenas de milhares de migrantes do país vizinho.

"É uma ótima notícia que vão regularizar famílias de mexicanos nos Estados Unidos, sobretudo os estudantes, os jovens. É digno de reconhecimento", disse López Obrador, em sua coletiva de imprensa diária.  

Seu contraparte americano, o democrata Joe Biden, abriu, nesta terça, a estrada para conceder permissão de residência a 500 mil cônjuges de americanos e acelerar a concessão de autorizações de trabalho para graduados em universidades locais, medidas condenadas pelos apoiadores de seu rival republicano nas próximas eleições, Donald Trump.

López Obrador lembrou que seu governo tem insistido "na regularização dos mexicanos que levam anos trabalhando honradamente nos Estados Unidos e não se fez justiça para com eles".

Embora a nova norma seja "parcial", representa "um avanço, e comemoro o que o presidente Biden está fazendo", afirmou o presidente, ao apontar que nos Estados unidos "há uma corrente" anti-imigração. 

O mexicano também ressaltou que Biden e ele compartilham da mesma visão de combater a imigração irregular da base, e por isso que ele propôs investir nos países de onde saem pessoas sem documentos por conta da pobreza e da violência.  

Segundo dados oficiais, 1,39 milhão de imigrantes de 177 países passaram pelo território mexicano entre janeiro e maio deste ano, com o objetivo de chegar à fronteira com os Estados Unidos. 

jg/axm/llu/ln/mvv