A Bolsa de Valores de Nova York, que durante os primeiros minutos da sessão desta quinta-feira (20) esteve flertando com novos máximos para os índices Nasdaq e S&P 500, interrompeu finalmente sua sequência de recordes para terminar o dia dividida por uma realização de lucros.

O Dow Jones Industrial, principal índice da bolsa nova-iorquina, avançou 0,77%, para 39.134,76 pontos; o tecnológico Nasdaq caiu 0,79%, fechando em 17.721,59 unidades; e o ampliado S&P 500 recuou 0,25%, para ficar em 5.473,17 pontos.

Após um feriado e uma sequência de máximos, o sector tecnológico tomou um respiro, imitando o exemplo da Nvidia (-3,54%), que retrocedeu após uma sequência de vários dias que a levou ao topo da capitalização mundial em bolsa.

O Nasdaq vem de uma série de sete recordes consecutivos. Quanto ao S&P 500, o índice alcançou na terça-feira seu 31º recorde desde o início do ano.

Remando contra a corrente, o Dow Jones fechou no azul nesta quinta, reflexo de uma leve movimentação dos investidores, que direcionaram parte de suas posições em ações tecnológicas para ativos mais tradicionais, como Caterpillar (+1,20%) Chevron (+2,13%), McDonald's (+1,21%) e Merck (+1,30%).

"Não causa estranhamento que o mercado tenha um mau dia", comentou Steve Sosnick, analista da Interactive Brokers. "A queda tampouco é assombrosa e não há motivo para alarde. Estamos vendo uma realização de lucros."

Em relação às notícias macroeconômicas, causou impacto o fato de o mercado imobiliário americano continuar perdendo força, prejudicado pelos altos juros hipotecários.

No mercado de renda fixa, os rendimentos subiram ligeiramente após a publicação das solicitações semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos na semana passada, com uma redução de 5 mil pedidos, para 238 mil.

vmt/nth/arm/mel/rpr/am