O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou nesta quarta-feira (26) que conseguiu obter "avanços significativos" e “remover obstáculos” nas negociações sobre o envio de armas dos Estados Unidos para Israel durante suas reuniões com altos funcionários em Washington.

Gallant relatou progressos em "vários temas", incluindo o fortalecimento das forças e o fornecimento de munições.

"Gostaria de agradecer à administração e ao público americano pelo seu apoio contínuo ao Estado de Israel", disse ele após se reunir com Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden.

Durante sua estadia na capital dos Estados Unidos, Gallant também se encontrou com o secretário de Estado Antony Blinken e com o secretário de Defesa Lloyd Austin.

Nos últimos dias, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acusou publicamente o governo dos Estados Unidos de atrasar a entrega de armas a Israel, que está em guerra em Gaza contra o grupo islamista palestino Hamas.

O governo americano insistiu que apenas um envio de bombas foi adiado devido ao temor de que fossem utilizadas em áreas povoadas, e que as demais entregas seguem conforme o planejado.

Gallant não forneceu mais detalhes sobre os avanços alcançados nem esclareceu se o governo Biden concordou em acelerar o envio de armas ou se deu explicações.

sct/nro/erl/nn/jb/aa