Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

 -  (crédito: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

crédito: JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A inflação está "matando nosso país", disse nesta quinta-feira (27/6) o republicano Donald Trump, em um ataque contra o presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, no primeiro debate para as eleições presidenciais de novembro.

 

"Ele não fez um bom trabalho. Fez um trabalho ruim. E a inflação está matando nosso país. Está absolutamente nos matando", disse Trump no fórum realizado na sede da rede CNN em Atlanta.

 

Leia também: Trump sobre imigrantes, sem provas: 'Matam em níveis nunca vistos'

 

O aumento dos preços foi o primeiro assunto sobre o qual ambos os candidatos foram questionados, um dos principais temas de preocupação para os eleitores americanos.

 

 

Desde 2021, os preços dos alimentos, habitação, automóveis e combustíveis dispararam, impulsionados pela recuperação após a pandemia de COVID-19, pela guerra na Ucrânia e pelos amplos planos de recuperação do governo americano durante a emergência sanitária.

 

 

A inflação alcançou 9,1% nos Estados Unidos em junho de 2022, seu nível mais alto desde o início da década de 1980. Desde então, desacelerou e situou-se em 3,3% em maio, segundo o índice IPC, sobre o qual estão indexadas as pensões.

 

Este primeiro debate é a primeira ocasião em que o presidente Biden e seu antecessor republicano se encontram frente a frente desde 2020.