Os Estados Unidos retomaram as entregas de ajuda a Gaza através do cais temporário que instalaram nesse território palestino devastado, informou neste sábado (8) o exército, depois que a estrutura foi danificada por uma tempestade no final de maio e passou por reparos.

"Hoje, aproximadamente às 10h30 (hora de Gaza), o Comando Central dos Estados Unidos (USCENTCOM) começou a entrega de ajuda humanitária em terra", afirmou o órgão militar na rede social X.

Neste sábado, "um total de aproximadamente 492 toneladas métricas (~ 1,1 milhão de libras) de assistência humanitária muito necessária foi entregue à população de Gaza", acrescentou.

A estrutura foi reparada no porto israelense de Ashdod, antes de ser devolvida à costa de Gaza para ser reinstalada na sexta-feira.

O cais temporário foi construído com o propósito de aliviar as restrições impostas por Israel à entrega de ajuda humanitária por terra à Faixa de Gaza, devastada após meses de operações israelenses em retaliação ao ataque do movimento islamista palestino Hamas de 7 de outubro, que desencadeou o conflito.

No mês passado, cerca de mil toneladas de assistência foram fornecidas por meio do cais, mas ele foi danificado por uma tempestade aproximadamente uma semana depois que as entregas começaram.

acb/mtp/arm/ag/ic

compartilhe