O piloto inglês Oliver Bearman, de 19 anos, vai integrar a Haas a partir de 2025, anunciou nesta quinta-feira (4) a equipe americana de Fórmula 1.

Bearman, que fez parte da academia de jovens pilotos da Ferrari e está atualmente na Fórmula 2, assinou um contrato de vários anos com a Haas. 

Também piloto reserva da Ferrari nesta temporada, ele estreou na principal categoria do automobilismo em março, na Arábia Saudita, substituindo na última hora Carlos Sainz, que havia passado por uma cirurgia de apendicite.  

Bearman terminou em sétimo e se tornou o terceiro piloto mais jovem da história a correr um Grande Prêmio, aos 18 anos, 10 meses e um dia, atrás de Max Verstappen e Lance Stroll. 

"É difícil colocar em palavras o que isso significa para mim", disse Bearman num comunicado da Haas. "Dizer em voz alta que serei piloto de Fórmula 1 da Haas me deixa imensamente orgulhoso", disse ele. 

"Ser uma das poucas pessoas que conseguem realizar o sonho de infância é realmente incrível", disse o jovem nascido em Chelmsford, ao nordeste de Londres. 

Antes de se tornar titular na próxima temporada, Bearman participará com a Haas da primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, a partir de sexta-feira.

gj/pi/ole/pm/zm/aam/fp