Os lutadores russos, que haviam sido autorizados a participar nos Jogos Olímpicos de Paris, decidiram rejeitar o convite, indicou a Federação Russa de Luta Livre neste sábado (6).
"Não aceitamos os critérios antidesportivos que determinaram a seleção do Comitê Olímpico Internacional (COI) e sua lista de atletas autorizados, cujo objetivo é minar a unidade da nossa equipe", afirmou a federação em comunicado.
"Os lutadores russos obtiveram 16 permissões olímpicas de 18 possíveis (...) sob a ameaça de sanções e restrições infundadas", acrescentou.
No entanto, o COI autorizou 10 deles e excluiu as principais estrelas russas da modalidade, como os bicampeões olímpicos Abdulrashid Sadulaev e Zaur Uguev.
A federação indicou ainda que a decisão dos lutadores russos de não participar do evento olímpico "foi tomada por unanimidade".
Após o início da invasão russa na Ucrânia, o COI vetou a participação de atletas russos e bielorrussos em Paris-2024, mas depois autorizou sua presença em modalidades individuais, sob bandeira neutra e mediante determinadas condições.
Os Jogos Olímpicos serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto na capital francesa.
bur/gk/eb/an/yr