Catorze pessoas morreram e nove estão desaparecidas no Nepal, atingido por chuvas torrenciais que provocaram inundações e deslizamentos de terras, informou a polícia neste domingo (7).
"A polícia está trabalhando com outras agências e com a população para encontrar os desaparecidos", afirmou seu porta-voz, Dan Bahadur Karki, à AFP.
As chuvas causam mortes e destruição generalizadas no Sul da Ásia todos os anos durante a estação das monções (entre junho e setembro), mas o número de inundações e deslizamentos de terra mortais aumentou nos últimos anos.
Os especialistas estimam que a mudança climática aumentou esta frequência e gravidade.
Em algumas regiões do Nepal, foram registradas fortes chuvas desde quinta-feira, o que levou as autoridades a alertar para inundações repentinas em vários rios.
Na Índia, país vizinho, inundações atingiram o estado de Assam (nordeste), deixando seis mortos nas últimas 24 horas, informou a Autoridade de Gestão de Desastres neste domingo.
Já em Bangladesh, a agência de gestão de catástrofes afirmou que as inundações afetaram mais de dois milhões de pessoas.
burs-pjm/smw/meb/zm/yr