Os Países Baixos começarão a enviar "sem demora" aviões de combate F-16 para a Ucrânia, declarou o ministro holandês das Relações Exteriores, Caspar Veldkamp, durante uma visita a Kiev no fim de semana.
A Ucrânia espera que essas aeronaves de fabricação americana ajudem a proteger melhor suas tropas e cidades dos bombardeios russos diários.
Em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo de chanceler há vários dias, Veldkamp assegurou que os Países Baixos estavam prontos para enviar esses aviões para a Ucrânia, após a concessão das licenças de exportação necessárias na semana passada.
"Agora que temos autorização para os primeiros F-16, eles serão entregues sem demora", disse Veldkamp em uma coletiva de imprensa no sábado (6), na capital ucraniana.
Os detalhes da viagem foram mantidos em segredo até domingo por questões de segurança.
O novo ministro holandês não deu mais detalhes nem especificou quando o primeiro dos 24 aviões F-16 prometidos chegaria à Ucrânia.
Kiev tem solicitado aviões de combate F-16 desde a invasão russa em fevereiro de 2022. Vários países membros da Otan comprometeram-se a enviar aviões de fabricação americana, devido à sua precisão, rapidez e alcance.
A Rússia afirmou que suas tropas atacariam qualquer equipamento militar ocidental, incluindo os F-16, enviado a Kiev.
bur-jc/giv/bc/eg/ic