O estúdio Skydance Media e o grupo americano Paramount Global chegaram a um acordo de fusão e os acionistas do primeiro assumirão o controle da nova empresa através de um investimento de mais de 8 bilhões de dólares (quase 44 bilhões de reais). 

O anúncio, realizado em um comunicado publicado na madrugada de domingo para segunda, ocorre após vários meses de negociações com a Paramount. 

O grupo estava em busca de um parceiro para competir com gigantes como Netflix, Disney e Amazon. 

É um desafio maior para a Skydance Media, relativamente desconhecida do grande público, mas com grandes sucessos como alguns filmes da saga "Missão: Impossível". 

Os acionistas da Skydance comprarão a National Amusements, a holding que controla a Paramount, por 2,4 bilhões de dólares (13,2 bilhões de reais) em dinheiro. 

A National Amusements possui menos de 10% do capital da Paramount, mas tem 77,4% dos direitos a voto. 

Os investidores da Skydance, em particular a família Ellison, entre eles o cofundador da Oracle Larry e seu filho, David, que dirige o estúdio, comprarão parte das ações restantes por 4,5 bilhões de dólares (24,8 bilhões de reais). 

Ao final da operação, eles controlarão cerca de 70% dos títulos da nova entidade, segundo o comunicado. 

O grupo de investidores, que inclui a RedBird Capital Partners, aportará 1,5 bilhão de dólares (8,2 bilhões de reais) em dinheiro ao capital do novo grupo para reforçar seu poderio financeiro. 

O valor da nova empresa, que conservará o nome Paramount, chega, portanto, a 28 bilhões de dólares (153 bilhões de reais). 

A transação será concluída no primeiro semestre do próximo ano. 

A Paramount controla as redes de TV CBS, MTV, Nickelodeon e Comedy Central, e o serviço de streaming Paramount+, além do estúdio de cinema e televisão Paramount. 

tu/mr/val/dd/fp