O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou nesta terça-feira (9) a diversidade étnica e de gênero do Parlamento, após a Câmara dos Comuns se reunir pela primeira vez depois da vitória do Partido Trabalhista nas eleições.
"É o Parlamento com maior diversidade racial e de gênero que este país já viu", disse Starmer, de 61 anos, em seu discurso antes de viajar para Washington, onde participa da cúpula da Otan.
Segundo a Biblioteca da Câmara dos Comuns, 263 mulheres, 41%, fazem parte do novo Parlamento, de um total de 650 membros.
Nas eleições de 2019, o número de mulheres eleitas foi de 220.
Além disso, 90 deputados do novo Parlamento pertencem a minorias étnicas, em comparação aos 66 eleitos em 2019.
O Partido Trabalhista obteve uma vitória esmagadora nas eleições legislativas da semana passada e terá 411 assentos, contra 121 dos conservadores, que deixaram o governo após 14 anos no poder.
Starmer prometeu "colocar fim a uma política que muitas vezes parece egocêntrica e orientada a servir seus próprios interesses".
"Todos temos o dever de mostrar que a política pode ser uma força positiva", acrescentou.
Seu antecessor, o conservador Rishi Sunak, fez o seu primeiro discurso como líder da oposição, começando por felicitar o seu sucessor.
Afirmou ainda que continuar como deputado "é a maior honra, privilégio e responsabilidade".
Antes de prestarem juramento, os deputados elegeram a trabalhista Lindsay Hoyle como presidente da Câmara Baixa.
Dos 650 parlamentares eleitos, 335 ocuparão os cargos pela primeira vez.
A nova sessão parlamentar começará oficialmente com o discurso do rei Charles III na quarta-feira, 17 de julho, no qual o governo Starmer definirá suas prioridades para o mandato de cinco anos.
psr/mb/yr/aa