Mais de um milhão de hectares de florestas estão pegando fogo na Rússia, anunciaram as autoridades desse país particularmente exposto às consequências da mudança climática nesta quarta-feira (10).

"Hoje foram registrados 500 focos de incêndios florestais, em uma superfície de mais de um milhão de hectares", declarou o ministro de Situações de Emergência, Alexandre Kourenkov, em uma reunião com o presidente Vladimir Putin, transmitida na televisão. 

Desde o início do ano, "registramos quase 6.000 focos de incêndios naturais em uma superfície de mais de 3,5 milhões de hectares", acrescentou. 

Embora o número de focos de incêndio esteja em baixa em relação ao ano passado, "a superfície dos terrenos queimados, no entanto, se multiplicou por 1,5", acrescentou, revelando que mais de 6.000 pessoas foram mobilizadas para combater os incêndios. 

Os incêndios florestais ocorrem cada vez mais cedo na Rússia nos últimos anos, favorecidos por ondas de calor precoces. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Alexandre Koslov, este ano, eles começaram um mês antes "por causa da canícula anormal e ventos". 

Os territórios mais afetados são a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente, especialmente Yakutia, região pouco populosa que sofre regularmente com desastres climáticos. 

bur/bow/eg/mb/dd/aa