Lula também afirmou que espera que os eleitores valorizem os políticos que "defendem a democracia e o diálogo".
 -  (crédito: EBC)

Lula também afirmou que espera que os eleitores valorizem os políticos que "defendem a democracia e o diálogo".

crédito: EBC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como inaceitável o ataque a tiros contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, retirado às pressas de um comício eleitoral na Pensilvânia, neste sábado (13/7).

 

 

Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que atos de violência, como o visto contra Trump, devem ser condenados por todos que valorizam princípios democráticos. "O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável", escreveu.

 

Atentado a Trump

 

O Serviço secreto afirmou que Trump 'está a salvo' após o tentado e que duas pessoas morreram, sendo uma delas o atirador. O tiroteio está sendo investigado como uma tentativa de assassinato, de acordo com autoridades policiais.

 

Trump disse nas redes sociais que foi baleado e atingido por uma bala na “parte superior da minha orelha direita”. “Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele”, diz o texto publicado na Truth Social, plataforma de mídia social semelhante ao Twitter pertencente ao próprio Donald Trump.

 

O Serviço Secreto disse que o atirador disparou vários tiros de uma "posição elevada" do lado de fora do comício de Trump antes de ser morto por agentes. Um apoiador de Trump presente no comício ficou gravemente ferido.